Notícias

Lançamento do Relatório Anual 2022 e Celebrações dos 30 anos das Escolas de Professores do Futuro

2023-05-02

A ADPP realizou a cerimónia de lançamento do Relatório Anual 2022 e, no mesmo evento, procedeu ao lançamento das celebrações dos 30 anos da criação das Escolas de Formação de Professores da ADPP, designadamente Escolas de Professores do Futuro (EPFs).

O lançamento dos dois momentos solenes foi efectuado de forma conjunta pela Directora Executiva da ADPP, Birgit Holm, e a Directora da Escola de Professores do Futuro de Chimoio (EPF Chimoio), Sónia da Conceição.

Lançamento 30 anos

Para o lançamento do relatório, coube a dirigente da ADPP proceder a divulgação dos principais números alcançados nas três áreas de actividades que a organização implementa mais de 60 projectos de desenvolvimento, nomeadamente Educação de Qualidade, Saúde e Bem-Estar e Agricultura Sustentável e Ambiente.

Birgit Holm destacou que à semelhança dos exercícios anteriores, o ano 2022 continuo sendo um ano de expansão das actividades da organização e tendo abringido a mais pessoas e distritos.

O relatório que hoje lançamos apresenta muitos números, alguns a destacar. A ADPP atingiu mais de 6 milhões de pessoas com os seus programas de desenvolvimento, vendeu roupa usada a 2,7 milhões de pessoas e distribui 3,7 milhões de redes mosquiteiros a mais de 7 milhões de pessoas- sublinhou.

Lançamento 30 anos epfs

“Na Saúde, trabalhámos nas áreas de HIV, Tuberculose, Malária e Nutrição.

Nos projectos de Tuberculose que implementamos em cinco províncias, efectuamos o rastreio de 1,8 milhões de pessoas para Tuberculose. Quase 30.000 foram diagnosticados e começaram o tratamento” - acrescentou.

Na área da agricultura, a ADPP arrancou novos projectos tais como o “Futuro Azul” que é um projecto que visa salvaguardar os ecosistemas, reduzir a vulnerabilidade e construir resiliencia nas populações na costa de Nampula em particular Memba e Mossuril.

O projecto “Jovens na Construção de Paz” em Cabo Delgado treina jovens, na sua maioria deslocados, para ter habilidades úteis e poder reconstruir as suas vidas.

A Directora da EPF Chimoio, Sónia da Conceição, fez uma reconstrução sobre o caminho percorrido para a implantação do conjunto de escolas até o presente, as quais encontram em pleno funcionamento tendo já formado mais de 24 mil professores primárias desde a entrada em funcionamento da primeira, a EPF Maputo, em 1993.

Lançamento wate

“Após a assinatura dos acordos de paz em Moçambique que marcavam o fim da guerra da guerra civil em 1992 que impactou negativamente o sector da Educação originando a falta de escolas e professores, a ADPP Moçambique em coordenação com Ministério da Educação na altura, celebrou um acordo para a criação de 12 Escolas de Professores do Futuro em Moçambique, que para nós significou um presente para a paz que o país” – disse a directora.

Lançamento RA

Num outro desenvolvimento a directora traçou cronologicamente a sequência da criação das escolas, desde a primeira em 1993 até a 11 em 2009, construída em Nametil, província de Nampula.

As Escolas de Professores do Futuro e outros projectos da ADPP na área da educação, tornaram a Organização num parceiro estratégico do Ministério da Educação ao longo dos 40 anos que a organização desenvolve actividades no país em prol do bem-estar das comunidades rurais.